Designer vai além de folha e formas retas ou sinuosas

Por: Fabiana Massaro

Pensando em como definir essa profissão julgada muitas vezes por só ter o lado lúdico das coisas, posso garantir que os meus 20 e poucos anos de trabalho a define de maneira muito mais complexa, pois lidamos com pessoas realizando sonhos, mas também tendo pesadelos no caminho, envolvimento de culturas  e momentos totalmente diferentes  trabalhando intensamente juntos, porém muitas vezes nasce ali uma bonita amizade, principalmente entre clientes e decoradora, o que torna a realização do projeto muito mais agradável e satisfatória.

Em visita as edições do Campinas Decor e Casa Cor SP deste ano comprovam o quanto um projeto arquitetônico ou de designer vai além de folha e formas retas ou sinuosas, ou então enfeitar um ambiente... Chega a ser um resgate envolvendo passado, presente e futuro, ou seja, para se realizar um bom trabalho o profissional deve conhecer bem a história dessa família e respeitar seus valores que os acompanha desde o passado, trazê-los para a praticidade do presente e viabilizá-los para um possível futuro, o que torna o maior desafio pois nem sempre a visão do cliente é essa e o designer deve abrir seus olhos para que o projeto seja o mais acertativo possível, nasce aí a confiança entre ambas as partes, estando todos com o mesmo intuito de tornar o projeto bem sucedido.

Muito se fala em tendências, mas particularmente penso que esse título é bem relativo na prática, pois acredito que a verdadeira tendência se dá no conjunto de necessidade, estilo e personalidade que cada pessoa possui, pois nada e nem ninguém é mais eficiente para saber o que lhe agrada ou o que não lhe agrada, e sim essa é uma boa tendência a ser seguida.

Mas a verdade é que cada pessoa tem uma fase na vida e então me recordo que já atendi casais recém-casados que tinham ideias formadas e imutáveis na época, por exemplo, colocar um porcelanato branco no apartamento inteiro... Tive que respeitar, mas voltaram recentemente para uma nova obra e foi o primeiro item da reunião do brieffing : porcelanato em tons mais escuros. Ou seja é uma nova fase deles e uma vida mais experiente e segura do que querem : conforto e funcionalidade.

Também é lindo ver como existem famílias personalizando seus espaços com o resgate da memória de seus antepassados, pois fica clara com esses anos de trabalho que a vida é um ciclo em todos os sentidos, basta ver peças nas duas mostras de decoração citadas com cadeiras e poltronas com apliques em palhinha, paredes coloridas, luminárias em cobre, almofadas e pufes em tricô e crochê mesclados com peças extremamente modernas, mas valorizando o ambiente e trazendo aquela sensação boa da casa da avó... Nada mais sugestivo para um mundo com tantos problemas ao nosso redor.

Resumidamente pode se dizer que independente da posição social de cada família, o objetivo sempre é de união e harmonia entre as pessoas, pois isso massageia nossa alma e faz a vida valer a pena.

Preocupar se com o bem estar de sua família é um carinho mais que necessário e um bom profissional vai saber viabilizar essas ideias e colocá-las em prática.