“Moda é arquitetura, é só uma questão de proporção“ (Coco Chanel)

Por: Gustavo e Talita - Contemporana

Se até uma das estilistas mais talentosas de todos os tempos admitiu ao mundo, que buscava inspirações para as suas criações em obras arquitetônicas, porque nós - arquitetos - também não podemos nos inspirar no mundo da moda? 
A moda e a arquitetura se aproximam em vários aspectos, pois ambas são uma forma de comunicação,ambas transmitem uma mensagem, seja uma bagagem cultural ou uma memória.
São elementos funcionais e de necessidades básicas: vestir e habitar, que na mão de um profissional,transforma-se em uma obra de arte, onde imprimimos a personalidade de cada um em cada peça ou ambiente! O arquiteto italiano Francesco Lucchese resume que “a moda e a arquitetura nos protegem, nos dão abrigo e expressam nossa identidade pessoal, politica, religiosa e cultural”.
A tendência de cores, formas e estilos no mundo da moda, muitas vezes, andam junto à arquitetura. Um belo exemplo é a criação do vestido Mondrian, um marco no mundo da moda! 
Já no mundo da arquitetura um exemplo de quem se inspirou na moda foi o famoso arquiteto Oscar Niemeyer,que inúmeras vezes utilizou proporções do corpo feminino como gabarito para seus projetos. Essas tendências de traços e cores passaram a ser empregadas, ao mesmo tempo, tanto no vestir quanto no morar. É o chamado Lifestyle, quando há fortes semelhanças entre peças de roupas, que as pessoas vestem e os ambientes que elas convivem, expressando assim sua personalidade.
Acreditamos que a forma como nos vestimos conta muito sobre nossa essência, nosso dia a dia e representam uma forma de expressão, assim como a originalidade que damos na nossa casa, desde a construção até a decoração!
Moda e arquitetura são duas vertentes distintas, mas que consistem do mesmo princípio: a criação de produtos carregados de significado, levando em conta tendências, materiais e o consumidor.Não sabemos ao certo quem se inspirou em quem, mas ambos formam uma bela dupla, não é?!